Bicicleta: o presente ideal para as crianças

As crianças amam bicicleta e os pais ficam encantados ao ver os filhos pedalando. Presentear com uma bicicleta é o mesmo que oferecer a liberdade de sonhar. O Dia das Crianças está chegando e estamos aqui para te ajudar a escolher a bicicleta ideal. Veja algumas dicas infalíveis de como não errar não escolha.

A primeira dica é procurar uma loja especializada. Evitar comprar bicicletas de linha de montagem e procurar marcas conhecidas no mercado. “É muito importante comprar uma bicicleta com qualidade para evitar acidentes ou lesões”, destaca André Formigão, funcionário da Magazine Bike Show.

Não se deve comprar uma bicicleta considerando apenas a idade da criança. “Existem crianças da mesma idade com grandes variações de altura. Pode ser que seja necessário comprar uma aro 16 ou aro 20. O interessante é que os pais levem os filhos para medir a altura e o tamanho das pernas”, explica André Formigão.

Não compre uma bicicleta maior porque a criança vai crescer. Esse é um argumento muito comum, mas também perigoso. Uma bicicleta grande gera insegurança e pode causar acidentes ou, no mínimo, fazer com que a criança perca o gosto pelo pedalar.

O ideal é que a bicicleta seja simples e funcional. Quanto mais detalhes, mais pesada será a bicicleta, o que é muito ruim para a criança. Alguns modelos a partir do aro 20 podem ser encontrados com marchas e suspensão. Marchas só valem a pena quando são de boa qualidade e de acionamento fácil e preciso.


Para as crianças mais novas, a bicicleta sem pedivelas é ideal para o primeiro contato. É uma alternativa ao velocípede e ajuda muito no desenvolvimento motor. Essa bicicleta permite o desenvolvimento do equilíbrio sobre duas rodas antes do uso do pedal. Uma outra forma de ensinar a criança a utilizar a bicicleta, sem as famosas “rodinhas”.

Por fim, porém não menos importante, são os itens de segurança para garantir uma diversão com segurança e tranquilidade. Para pequenos aprendizes de ciclista, é importante o uso de capacete, joelheira, cotoveleira e luva.

2017-10-10T15:47:26+00:00 10/10/2017 15:35:37|Comecei a Pedalar|