Tamanho da bicicleta: faça a escolha certa

Uma das primeiras dicas para quem quer comprar uma bicicleta é saber exatamente o tamanho do quadro. O melhor lugar para buscar essa informação é, sem dúvida, em uma loja especializada. Lá você encontrará funcionários preparados para prestar todos os esclarecimentos técnicos para dar detalhes de como sair pedalando por aí com os amigos. Antes, porém, também é necessário e importante saber qual o modelo de bicicleta de sua preferência: speed ou mountain bike? Mais isso é assunto de outro post. 

É verdade que cada bicicleta possui um tamanho. Assim como uma camisa, o tamanho “G” ficará enorme em uma pessoa com baixa estatura ou com perfil magro. Com a bicicleta acontece o mesmo. Uma bicicleta “grande” vai ficar folgada para um ciclista magro, assim como uma bicicleta “pequena” ficará curta para um ciclista alto. Em outras palavras, a bicicleta ideal é aquela que corresponde à altura do ciclista, mais exatamente a altura do seu cavalo.

Padrão

Existe uma tabela padrão, que ainda não é a ideal, já que o correto é fazer as medições e os cálculos de acordo com a altura de cada ciclista. Essa tabela utiliza uma referência média da altura do ciclista e o tamanho do quadro para as bicicletas de mountain bike e speed. Exemplo: Um ciclista com 1,60m teria que utilizar uma mountain bike de tamanho 16 ou uma speed entre os tamanhos 50 e 54. Para quem tem 1,90m de altura, o tamanho ideal para uma mountain bike é entre 21 e 22, já para speed é entre 60 e 62.

Como essa é uma tabela de média, cabe aqui identificar o tamanho do cavalo, que é uma referência mais precisa para escolher qual a numeração do quadro. O que é exatamente esse tal de cavalo? A definição mais simples é a seguinte: a altura do cavalo é a distância das solas dos pés até a região que vai apoiada no selim. Para determinar essa altura é importante que o ciclista fique descalço e, com uma fita métrica, faça a medida, pela parte interna da perna que vai do pé até a virilha. Pronto, esse é o seu cavalo! A partir daqui você tem, com maior precisão, as informações para comprar, com segurança, a sua primeira bicicleta, seja ela speed ou mountain bike.

A escolha

O quadro é o principal componente de uma bicicleta. A estética de um quadro chama a atenção pela beleza e é o que, na maioria das vezes, atrai o ciclista. Porém, mais importante do que isso é a questão técnica. A escolha certa do quadro vai, com certeza, evitar problemas futuros, a exemplo de lesões na coluna e fadiga durante os treinos ou passeios.

Além das medidas numéricas, você pode encontrar também, principalmente nas bicicletas importadas, as referências com letras como “S”, “M”, “L” e “XL”.  Por esse motivo, é sempre bom lembrar: compre bicicletas em lojas especializadas, que possuem funcionários treinados e qualificados para esclarecer todas essas dúvidas.