Speed ou mountain bike? Qual bicicleta devo comprar?

Essa é uma pergunta muito comum entre aquelas pessoas que desejam começar a pedalar. Entrar em uma loja de bicicleta e ver aquela variedade de opções é de encher os olhos. É justamente, a partir desse ponto, que a dúvida vem à mente: qual a bicicleta ideal? A resposta vai depender muitos dos seus objetivos, mas estamos aqui para te dar aquela forcinha!

Cabe aqui ressaltar que, na maioria das vezes, quando decidimos entrar para esse maravilhoso mundo das bicicletas, somos estimulados por nossos amigos. Cada modelo possui vantagens e desvantagens, principalmente, no caso da speed e mountain bike, em relação ao terreno por onde existe a intenção de pedalar.

Mountain bike

Uma mountain bike não é utilizada apenas em terrenos montanhosos ou trilhas esburacadas. A grande vantagem desse modelo é o conforto e a versatilidade, já que você pode rodar tanto em pista com asfalto ou com piçarra. A mountain bike acaba sendo a porta de entrada para muitos ciclistas.

O conforto oferecido por uma mountain bike está em seu conjunto: suspensão dianteira e/ou traseira, troca de marchas que pode facilitar subir uma ladeira íngreme, pneus largos que dá mais segurança e controle da bicicleta. Esses são alguns dos pontos, entre tanto outros, que dá uma vantagem para quem pensa em comprar uma bicicleta desse modelo.

Pedalar com uma mountain bike é estar pronto para dizer sim à liberdade. Como sendo a modalidade no ciclismo com o maior número de adeptos, no caso do Brasil, é muito fácil encontrar grupos de passeios que podem te levar para as diversas trilhas espalhadas por aí. Esse contato com a natureza é o diamante para os ciclistas.  

Speed

Quando ouvimos a palavra speed a primeira ideia que vem à cabeça é: velocidade. Esse é o ponto que separa os ciclistas de mountain bike e de speed. A grande vantagem de uma speed é oferecer ao ciclista a chance de percorrer uma maior distância em menor tempo. Tudo isso graças a sua aerodinâmica e os pneus que são mais finos e lisos, gerando menos resistência na pista.

Não é, de fato, uma bicicleta com tanto conforto, comparada a uma mountain bike. Uma speed é projetada para dar ao ciclista uma velocidade cada vez maior. Justamente, por esse motivo, as bicicletas dessa modalidade também são mais leves. Existem grupos específicos que pedalam de speed, realizando treinos em estradas, sempre em pelotão, o que dá uma emoção a mais para quem pratica a modalidade.

E agora?

A escolha certa quem vai fazer é você! Depende muitos dos seus objetivos. Em resumo a pergunta é: Você prefere curtir trilhas ou estradas? Velocidade ou conforto? É certo que ambas as modalidades são apaixonantes e dá a adrenalina certa para quem busca o esporte, seja o ciclista o amador ou profissional. Vamos pedalar?