Ciclismo: Orla será fechada a partir do dia 12

Na próxima terça-feira, 12 de setembro, a Orla de Aracaju vivenciará um momento histórico para o ciclismo sergipano. Um trecho de 2,5 km, que compreende a área que vai do antigo hotel Parque dos Coqueiros até o Oceanário, na via com sentido Praia-Centro, será interditado para a prática da modalidade. O projeto, chamado de Área para a Prática do Ciclismo, acontecerá todas as terças e quintas, 4h30 e 6h30, e aos sábados, das 5h às 10h.

O que dizem os ciclistas

Jailson Silva, ciclista de estrada

“É um marco. Diante do nível de atletas que temos, que ainda considero pequeno, é um momento muito importante. Não temos nenhum espaço disponível, nem mesmo compartilhado, para a prática do ciclismo. Diariamente, a orla é um espaço que agrega ciclistas de todos os níveis: atletas, amadores, profissionais. Levar a essas pessoas um local mais seguro para que possam pedalar sem medo é extremamente benéfico. O fechamento é a primeira janela que está se abrindo para novos horizontes. O número de ciclistas em Aracaju cresceu  e esse projeto terá resultados na produtividade dos atletas, tanto um aumento qualitativo, como na quantidade.”

Ebano, ciclista de estrada

“Recebemos uma notícia muito boa de que a orla estará fechada para treinamento. Esperamos que ali seja um local seguro para o ciclista treinar, tanto para aqueles que buscam performance, como para amadores. A ideia é treinar na maior segurança possível. Por trás disso tudo, que é uma questão muito simbólica, temos a visão dos órgãos públicos em ver o ciclismo como um esporte. Ações desse tipo que incentivam o esporte em larga escala. Espero ver o crescimento do ciclismo no Estado, promovendo ainda mais a saúde e o bem-estar.”

Carla Levita, triatleta

“Não tenho dúvidas de que o fechamento da orla para a prática do ciclismo vai trazer benefícios. Centenas de ciclistas utilizam o espaço para a prática do esporte. Com a criação dessa área, teremos, em todos os aspectos, mais segurança durante o treinamento. A orla é um local propício para a prática do ciclismo e tenho certeza que cada vez mais o esporte será valorizado. Tudo isso vai ser maravilhoso, tanto para os atletas amadores quanto para os profissionais.”

Roberto Júnior, mountain bike

“Eu, como ciclista de mountain bike, realizo meus treinos de forma alternada, na semana costumo pedalar cedo às terças e quintas-feiras na Orla de Atalaia. Nos finais de semana, faço treinos mais específicos nas trilhas e estradões fora do trânsito urbano. Dessa forma, agradeço a iniciativa da prefeitura de Aracaju no tocante a criação da faixa exclusiva para treinos em horários específicos, uma atitude louvável para valorizar os esportes, no caso o ciclismo praticado na orla. O projeto vai trazer maior segurança e incentivo aos nossos treinos, sinto assim a valorização do nosso esporte com essa atitude e fico muito grato por essa colaboração, a qual nos trará maior segurança na prática do ciclismo.”

Márcio Brito, triatleta

“Não foram poucas as vezes que deixei de fazer alguma programação familiar na sexta-feira para pedalar logo cedo no sábado.  Quando chegava na orla às 4:30 da manhã não sentia segurança, pois havia uma grande quantidade de motoristas, nitidamente embriagados transitando livremente. Em vários momentos, preferi não arriscar e voltava  pra casa, pra perto do meu filho e esposa. Como irei incentivar alguém que faz parte da minha vida a correr esse risco, pedalar ao lado de carros que passa a centímetros de distâncias de vidas e nem percebe a nossa presença?

Durante a semana não é muito diferente, motoristas apressados, atrasados querendo chegar o quanto antes em seus destinos. Em cima das bicicletas existem vidas. Tem o médico, a advogado, o engenheiro o pai ou mãe, ou simplesmente a pessoa que você irá encontrar logo mais. Tenho certeza de que a partir do ia 12 de setembro, esposa vai poder continuar dormindo tranquila depois que eu sair de casa para pedalar, porque haverá uma área com restrição de trânsito para o treino. Tudo isso é sensacional porque vou conseguir incentivar um amigo para pedalar, ensinar meu filho, enfim, ter mais segurança de maneira geral.”

Mais sobre o projeto, clique AQUI.

2017-09-10T10:46:15+00:00 10/09/2017 10:44:55|Bike Speed (SPD), Comecei a Pedalar, Mountain Bike (MTB)|