Aro 26 ou 29? Vantagens e desvantagens de cada tamanho

A grande lógica da tecnologia são as constantes mudanças e isso acaba refletindo, naturalmente, em nossa relação de consumo. Nos últimos anos, o universo do ciclismo, mais precisamente do mountain bike, precisou enfrentar algumas dessas mudanças. A principal delas foi sobre a introdução das bicicletas com aro 29.

Décadas e décadas se passaram até que o tamanho da roda da bicicleta fosse um dos assuntos mais abordados no meio ciclístico e uma das principais dúvidas daqueles que querem comprar o seu primeiro equipamento. Ainda hoje, paira a dúvida: qual a diferença entre o aro 26 e aro 29?

História

As bicicletas de aro 26 dominou o mercado de mountain bike desde o final dos anos 1970. Foi em 2010, que as bicicletas com aro 29 começaram a ser difundidas, muito em razão da União Ciclística Internacional (UCI) adotar o padrão de tamanho para as suas competições. Com isso, a febre das 29 tomou conta do mundo. Mas quais são as vantagens e desvantagens de cada modelo? É o que vamos explicar a seguir.

Detalhando

Quando falamos em tamanho do aro estamos nos referindo à polegada de cada roda, sendo 26 polegadas e 29 polegadas. O maior diâmetro da roda pode ser resumido basicamente em duas vantagens significativas: conforto e confiança. Se por um lado, uma roda menor possui um arranque maior, uma roda maior garante uma pedalada com menos gasto de energia e, consequentemente, um maior ganho de velocidade.

As rodas de 29 polegadas, de fato, surgiram para dominar o mercado. A eficiência das rodas de aro 29, frente ao aro 26 é notável. Os atletas, amadores ou profissionais, reforçam aquilo que os artigos científicos comprovam: pedalar com uma mountain bike aro 29 só traz benefícios.

Testes comparativos confirmam que a performance em trilhas ou subidas acidentadas é gradualmente superior quando maior for o tamanho de roda. O menor ângulo de ataque e tração superior da roda 29″, face às 26″, aumenta a capacidade de ultrapassar obstáculos em todas as condições, com facilidade e segurança.

2017-07-23T17:56:46+00:00 20/06/2017 10:20:45|Comecei a Pedalar, Mountain Bike (MTB), MTB: Comecei a Pedalar|